quinta-feira, 21 de maio de 2009

Maísa- a pérola alva... do SBT


Iniciando a vida do meu blog hoje e despertando a minha função de argumentar sobre diversos assuntos em uma página de minha autoria, trago em discussão o quadro “Pergunte para Maísa” de Silvio Santos, dos dois últimos domingos.
O SBT trouxe Maísa Silva do programa de Raul Gil em busca de transformá-la em um verdadeiro fenômeno, já que não há como negar a admirável inteligência da pequena de apenas 6 anos. A menina ganhou lugar na direção de um programa infantil “Sábado Animado” e também um quadro no “Programa Silvio Santos” coordenado pelo dono da emissora.
Tentando transformar a apresentadora mirim na estrela dos anos 30- Shirley Temple, a emissora veste a menina com os mesmos modelos de roupa, o mesmo penteado e explora de forma ágil os conhecimentos da garota prodígio.
Pensando nisso, o chefão do SBT não pensou duas vezes em colocá-la nas tardes de domingo no palco, respondendo as suas perguntas e também as que o público manda. O objetivo é induzir a pequena a argumentar e aguçar o seu raciocínio de forma rápida e ao responder, espantar a todos com suas respostas “cabeludas” ou nunca imaginadas mas sempre autênticas.
O fato é que nos dois últimos domingos, o programa não teve muito sucesso com seus telespectadores, pois a garotinha chorou e se aborreceu de forma a finalizar no ato a sua participação. No dia 10 de maio, cientes do seu medo de monstros, a produção trouxe até o palco, um menino cuja idade deve ser a mesma de Maísa, vestido e pintado de monstro. A menina apavorada começou a gritar e a chorar, o objetivo certamente era saber qual seria a sua reação ao ver aquele personagem.
No dia 17 de maio, o apresentador recorre ao assunto, dizendo que ela ficou chorando sem motivos na semana anterior. Sempre disposta a corresponder as expectativas e as brincadeiras propostas, Silvio não esperava que ela fosse reagir dessa forma, então ao tocar no assunto a menina começa a chorar novamente, dizendo que ficou magoada por ele ter falado sobre o seu outro vexame, a partir disso, ela sai do palco e inesperadamente, bate a cabeça em uma câmera, grita, chora e sai correndo mais uma vez, reclamando que machucou. O “dono do baú” a chama de volta tentando consolá-la, ela afirma que a cabeça dói muito, que ama ele, mas que não pode ficar por não agüentar a dor.
Os dois acontecimentos chamaram a atenção dos órgãos de defesa dos direitos das crianças e se tornaram os assuntos mais comentados da semana. O Ministério da Justiça advertiu a emissora por colocar a menina em situações “constrangedoras ou degradantes”.
Mas será que toda essa polêmica tem sentido? O SBT jamais faria algo para prejudicar uma criança, principalmente forçaria algo que não é de sua natureza, o quadro expõe bem isso, ela fica a vontade para falar tudo o que quiser, e agir da forma que quiser. Um exemplo de cuidado com crianças e que não pode faltar é o da cantora Mara Maravilha, que foi descoberta por Silvio e cresceu dentro do canal, apresentando programas. Além disso, os pais de Maísa têm ciência de todo processo feito dentro do contrato e não se pronunciaram nunca de forma negativa em relação ao tratamento recebido. A intenção do apresentador não era de mostrar uma imagem de constrangimento, mas sim de conhecer todas as reações espontâneas que uma criança pode ter, inclusive de situações temidas.
Silvio Santos tem inteira dedicação à menina, e este acompanhará o seu crescimento. A função do dono da emissora não é só de mostrar todo o potencial que ela tem, mas também de garantir um futuro promissor que virá através de suas atuações dentro da programação do SBT.

Um comentário:

Luzis disse...

esta exposição da garota , ainda q mostrando sua inteligência acima da média, apresenta vítima e algozes nesta questão.A vítima, a garota e algozes , mts , a começar pelos pais q a expoem a uma situação constrangedora muito mais do q admirável, visto q pensando numa propaganda q envolve a imagem de uma iocente e nas cifras q advêm de tal exposição.Assistentes sociais, pedagogos, Membros de conselho tutelar e mts mais.O senhor SS, apesar de ser pioneiro como apresentador está longe de usar uma psicologia adequada no trato às crianças.Um quadro péssimo q necessita ser revisto, Mara Maravilha tal qual Rafael Ilha , ex-pupilos de SS , não conseguiram logo em seguida safar-se de uma fama fabricada qdo ainda pequenose nem mesmo sustentá-la, buscando uma "fuga"na época deprimente.... .Oxalá, os pais dessa pérola....Maísa acordem desse pesadelo logo!!!!