terça-feira, 1 de setembro de 2009

Youtube: a ponte entre a vida pessoal e a vida pública

O Youtube é uma ferramenta que pode ser usada para expor situações de forma pública. Há pessoas que são pegas de surpresa com filmagens e são lançadas na rede, já outras criam um vídeo e o publicam por gostar, expondo determinadas idéias que podem ser aproveitadas, ou não.

A jovem Lúcia Pastorello de 21 anos é um exemplo disso, sendo considerada atualmente como uma estrela da internet.

Cursando o 4º ano de Direito, a tímida adolescente produz vídeos mega criativos de sua própria autoria, cantando, encenando, tocando violão, dançando... Ela confessa que bola os vídeos quando está triste ou entediada, para extravasar.

Com algumas idéias do Youtube, ou simplesmente do seu dia a dia, ela cria situações onde apenas com uma câmera ou com a ajuda da mãe ou da irmã, expressa o seu outro lado... Desinibido.

Tudo começou com um vídeo no ano de 2007 e uma conta no Google, mantendo um canal (http://www.youtube.com/lucirello) com mais de 400 pessoas que assinam e acompanham esse “hobbie” tão interessante.

O vídeo que ficou mais famoso é onde ela interpreta um personagem de desenho, conhecido como PICACHU e o segundo é o chamado: Senhor dos Anéis.

Com dignidade, afirma que se preocupa com a imagem que irá passar através dos vídeos, pois sua intenção é mostrar algo construtivo. Ela diz que o conselho demonstrado é o de liberar as energias e aproveitar a vida.

A jovem pode ser considerada uma artista, pois faz isso com prazer, explorando suas diversas habilidades de criação, sem querer nada em troca, além de dividir seus momentos “loucos”, como ela mesma fala.

A maioria das pessoas que publicam suas filmagens no site, buscam duas vertentes: a de expor momentos interessantes de forma divertida, ou publicar imagens expondo a vida pessoal de alguém de forma maldosa e sem conteúdo algum.

Portanto, aqui está mais uma prova de que o Youtube, assim como outros sites que buscam o relacionamento, pode ser aproveitado de forma positiva, acrescentando algo produtivo para cada indivíduo que o compartilha.

Um comentário:

Luzis disse...

Sua explanação e seu destaque foram pertinentes,Isabela visto q as pessoas n se valorizam ao deixar de filtrar, selecionar, publicar com destaque fotos e assuntos q geram conhecimenos positivos, e hoje o q mais aparece que querem destacar é material cgulo, sem nenhum cunho cultural.Há que se destacar a brilhante ideia e a promissora carreira de Lucia .Parabén speo artigo!